Como ajudar o cérebro do seu bebê chegar ao pleno potencial com brincadeiras?
Para um desenvolvimento saudável, cientistas observaram que as crianças necessitam de 5 coisas principais:
- Conectividade/ relacionar-se
- Conversar
- Brincar
- Uma casa saudável
- Comunidade
Nas brincadeiras com seu bebê, tente sempre buscar o “SERVIR E RETRIBUIR”, ou seja: conectar + conversar + brincar.
Por exemplo: brincadeiras de imitação (estimulam imaginação), jogos de palavras estimulam o vocabulário, jogar a bola para seu filho e esperar que ele retorne a bola para você estimula a coordenação motora, brincadeiras de esconde-esconde (estimulam memória e confiança).
Quando brincamos com os nossos filhos estamos criando conexão, vínculos e memórias afetivas. Construindo crianças e futuros adultos mentalmente saudáveis!
Com isso estamos construindo crianças mentalmente saudáveis e com boa autoestima para fazer amigos, realizar uma prova, conseguir um emprego e até construir uma família.
Quando não há uma interação e uma conectividade com a criança (por exemplo num adulto prestando atenção em seu celular e não na criança) há uma geração de stress e confusão cerebral, o que não é interessante para seu pleno potencial.
Portanto, os relacionamentos positivos das crianças com adultos irão dar às crianças confiança para explorar o mundo e experimentar coisas novas.
Por isso, brincar com conexão com uma criança é tão importante. Não é sobre uma simples brincadeira, e sim, sobre o futuro da criança que estamos falando.
Boa brincadeira para vocês!
Com carinho,
Dra Bianca Seixas Soares
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/