“Meus filhos vão para a escola e o drama de arrumar a lancheira começa. O que eu faço?”
Um dos pontos principais para o desenvolvimento saudável da criança é manter uma alimentação equilibrada, ou seja, aquela que prioriza alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo frutas, verduras, legumes, cereais e grãos integrais, carnes magras, leite e derivados magros.
A escola é um valioso ambiente educativo e que deve exercer esse papel em todos os aspectos que envolvem a vida da criança.
Vejo diversos questionamentos de pais que não sabem como preparar lanches saudáveis para os filhos e, assim, permitem uma alimentação “pobre”, o que pode causar déficit de vitaminas e até mesmo o desenvolvimento de doenças.
Como montar uma lancheira saudável?
Para uma lancheira saudável, o ideal é combinar pelo menos um alimento de cada grupo a seguir:
GRUPO 1: Frutas e vegetais
GRUPO 2: Alimentos fontes de proteínas
GRUPO 3: Alimentos à base de grãos e carboidratos
Dicas de alimentos
Frutas e vegetais: Frutas in natura ou frutas secas; Tomate cereja; Cenouras em palitos; Brócolis e couve-flor; Legumes ralados (beterraba, cenoura).
Alimentos fontes de proteínas: Queijos brancos; Pasta de ricota ou tofu; Smoothie de frutas; Atum; Snack de grão de bico; Frango desfiado.
Alimentos à base de grãos e carboidratos: Pão integral (de forma, sírio); Bolo caseiro; Aveia; Nuts; Chips de batata, batata doce ou mandioquinha.
Exemplos de lanche saudável: Água + Sanduíche: pão com patê atum ou frango ou queijo branco + Fruta.
Espero que este conteúdo te ajude!
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/