Alimentos variados e predominantemente de origem vegetal, alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
Variedade significa, alimentos de todos os tipos:
- Raízes e farinhas
- Legumes e verduras
- Frutas, castanhas e grãos
- Leite, ovos, frangos e carnes
ALIMENTOS IN NATURA
São aqueles vendidos como foram obtidos direto da natureza. Frutas, legumes, verduras, tubérculos e ovos, por exemplo. Tudo fresco, tudo natural.
ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS
Alimentos que passaram por pequenas intervenções antes de chegarem aos consumidores, e não receberam nenhum outro ingrediente durante o processo (nada de sal, açúcar, óleos, gorduras ou aditivos). Exemplos: farinhas, macarrão (os que são feitos com farinha e água), leguminosas (feijão, lentilha, soja, etc), leite pasteurizado, longa vida ou em pó.
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
São aqueles que foram submetidos a processos de fracionamento, aquecimento e adição de substâncias, como xarope de milho, corantes, conservantes, emulsificantes, proteína hidrolisada, gordura hidrogenada, adoçantes, espessantes e gelificantes. São pobres em nutrientes essenciais, ricos em açúcar, gorduras e sódio, sujeitos a serem consumidos em excesso.
Veja alguns exemplos da diferença entre alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados!
ALIMENTO IN NATURA
- Abacaxi fresco
ALIMENTO MINIMAMENTE PROCESSADO
- Polpa de abacaxi congelada
ALIMENTO ULTRAPROCESSADO
- Suco em pó de abacaxi
ALIMENTO IN NATURA
- Espiga de milho
ALIMENTO MINIMAMENTE PROCESSADO
- Farinha de milho
ALIMENTO ULTRAPROCESSADO
- Salgadinho de milho