Introdução alimentar: quando iniciar?
Atualmente, é consenso que a introdução alimentar seja realizada a partir dos 6 meses de vida. Nesse momento, as enzimas digestivas já serão mais eficientes para digestão, as bactérias intestinais ajudarão no combate às infecções, o rim já vai terá a capacidade de filtração melhorada e o sistema imunológico estará pronto para entrar em contato com novas proteínas.
Importante dizer aqui que, em prematuros, essa introdução pode ser realizada mais tardiamente, dependendo da idade corrigida e do desenvolvimento neurológico. Portanto, sempre é necessário individualizar cada caso.
E quais os sinais de prontidão neurológica que o pediatra pode observar para ter certeza que seu bebê está apto à introdução alimentar?
- Se o bebê senta , sustenta a cabeça e o tronco
- Se ele já perdeu o reflexo de esticar a língua
- Se ele está curioso para provar novos alimentos
- Se ele leva a mão/objetos à boca
Onde colocar o bebê para comer? Sempre sentado, em cadeirão, com cinto de segurança e, se possível, perto da mesa de refeição da família. SEM TELAS!!! ou distrativos.
No consultório, falamos sobre alimentação desde a gestação. O quão importante é, o QUÊ vamos oferecer e COMO vamos oferecer esse alimento. Por isso, sempre pergunto como é a alimentação da família, como e onde fazem as refeições.
Assim, desde recém-nascido, seu filho já vai aprendendo como seus pais funcionam e valorizam esse momento tão rico que é a REFEIÇÃO em FAMÍLIA.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/