dra bianca blog (16)
Picture of Dra Bianca Seixas Soares

Dra Bianca Seixas Soares

Língua Presa: Anquiloglossia

O freio de língua é uma prega de tecido que fica embaixo da língua..

A língua presa ou anquiloglossia pode colocar em risco a amamentação, a alimentação adequada, a respiração, o crescimento satisfatório dos maxilares e dentes, além de comprometer o desenvolvimento da fala.

Para nos ajudar a entender este assunto tão importante, convidamos a odontopediatra Dra. Mônica Gianesella!

Como ele pode comprometer a amamentação?
Dependendo de onde ela se prende, pode atrapalhar os movimentos da língua.
Pode ser um fator que dificulta as mamadas, provocando rachaduras no peito, dor para amamentar, depressão nas mães e aumento do risco de desmame precoce. Além disso, sua presença pode deixar os bebês ansiosos, com crises de choro, pouco ganho de peso, engasgos, mamadas longas com dificuldade para retirar o leite do peito.

Como suspeitar?
Desde 2014, no Brasil, é obrigatório, segundo a Lei nº 13.002, que se faça em todas as maternidades o Teste da Linguinha e deve fazer parte do exame geral do recém-nascido, habitualmente feito pelo pediatra.
Neste teste, será avaliado a anatomia da língua e sua função (por exemplo se ao chorar, a língua do bebê se eleva até o céu da boca, ou se ao projetar a língua para fora, a ponta parece um coraçãozinho- que não é funcional)

Como proceder?
Se houver suspeita de língua presa, o pediatra deverá encaminhar para um especialista experiente no assunto. Este irá avaliar se este freio está atrapalhando na mamada. Em caso positivo, a frenotomia poderá ser indicada.
No Brasil, os especialistas que se dedicam ao assunto são o odontopediatra, otorrinolaringologista ou cirurgião pediátrico. Recomenda-se buscar sempre o uso de técnicas atualizadas, pois não se trata de apenas dar um pique (corte) na língua. Como todo procedimento, pode ser exigido muito mais conhecimento daqueles que estiverem atendendo pacientes com esse perfil.

Para mais conteúdos sobre maternidade e pediatria, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/

Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe!

Você também pode gostar