Fotos para Blog Dra Bianca
Picture of Dra Bianca Seixas Soares

Dra Bianca Seixas Soares

Dezembro Vermelho: Alerta para Prevenção de Acidentes entre Crianças e Adolescentes

A campanha Dezembro Vermelho trata da Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência. Um tema muito importante, uma vez que os acidentes estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade na faixa etária pediátrica no mundo todo.

Com esse dado, me sinto responsável em alertar pais, familiares e responsáveis sobre situações de risco para bebês, crianças e adolescentes e, dessa forma, orientá-los para que possam evitar situações de perigo.

Quedas, queimaduras, asfixias, afogamentos, intoxicações, acidentes de trânsito – são eventos que tiram a vida ou trazem sequelas para milhões de crianças e adolescentes no mundo todo e no Brasil.

Chamo atenção aqui neste período de férias para os acidentes em piscinas: os afogamentos. Problema de saúde pública: 4 crianças morrem afogadas no Brasil por dia! Lugares de perigo: piscina, espelho d ‘água, banheira, reservatório de água (5 cm são suficientes para o afogamento de crianças), rios, mar.

Fatores de risco

  • Crianças pequenas
  • Não saber nadar
  • Piscinas sem mecanismos de proteção (com 1 único ralo de sucção sem proteção anti aprisionamento)
  • Doenças: autismo, epilepsia
  • Uso de álcool

Prevenção:

Ambiente seguro: menos de 5 anos nunca sozinha com recipientes com água (baldes, piscinas e banheiras). Piscinas cercadas com grades de 1,5m de altura com espaços menores de 12 cm entre as grades, com portão. As redes para piscinas não são validadas para proteção!

Cuidados com bóias: somente aquelas de coletes salva vidas são validadas.

Aprender a nadar. Somente a partir de 4 anos de idade (a criança tem competência (percebe os riscos) e habilidade. Mas nunca deixá-la sozinha. Crianças menores podem ter a habilidade mas não percebem os riscos.

Pessoas que tomam conta das crianças precisam saber nadar.

Todos que estão no cuidado devem aprender a reconhecer o afogado e realizar manobras de RCP.

Importante!

Sempre reconhecer o ambiente:
– Tem salva vidas?
– A piscina tem mecanismos anti aprisionamento?
– Menores de 5 anos: supervisão de toque (distância de um braço na água)

E por último, reforço: NUNCA!! Deixar a criança menor de 5 anos sozinha nem por um segundo!

Para mais conteúdos sobre maternidade e pediatria, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares

Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe!

Você também pode gostar