Há um receio materno em relação ao sono do bebê, já que a falta dele é um pesadelo (com razão!) para muitas famílias.
Aqui, é importante termos informação a respeito do sono de recém-nascidos, bebês e crianças. E saber que podemos melhorar o padrão de sono da criança com mudanças de comportamento.
Então, vamos lá!
Os bebês não têm ciclos regulares de sono até cerca de 6 meses de idade.
O ciclo sono-vigília ainda está desorganizado. O recém-nascido dorme de 16-18 horas por dia, sendo que podem dormir apenas 1 ou 2 horas de cada vez e é normal os bebês dormirem mais durante o dia e acordarem para mamar à noite.
Dependendo do ciclo de mamadas, seu filho irá acordar mais ou menos vezes durante a noite nesse primeiro trimestre de vida. Mas, importante lembrar: depois melhora!!! Então, vale a pena saber o quê é esperado para cada fase de vida.
Aqui estão os períodos de sono necessários para cada idade:
- RN: 16-17h;
- 1-3 meses: 14-17h;
- 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono (inclui os cochilos do dia);
- 1 a 2 anos: 11 a 14 horas (inclui os cochilos do dia);
- 3 a 5 anos: 10 a 13 horas (inclui os cochilos do dia);
- 5 a 12 anos: 9 a 12 horas;
- 13 a 18 anos: 8 a 10 horas.
À medida que os bebês crescem, eles precisam de menos sono. No entanto, cada bebê tem necessidades de sono diferentes. Por isso, é importante conhecer a necessidade do seu filho.
Uma criança de 6 meses pode acordar durante a noite, mas voltar a dormir depois de alguns minutos, enquanto outro bebê de 6 meses pode dormir a madrugada toda sem necessidade de mamar. E ainda assim, está tudo normal.
Uma das coisas que o pediatra mais fala é: Rotina de sono para ter uma noite tranquila. Então, logo que possível, estabeleça rotinas durante o dia para obter reflexos e benefícios durante a noite. Muito importante a rotina de horário das refeições, horário do banho de Sol, horário das sonecas, horário do banho, horário para acordar.
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar seu bebê (e você) a dormir melhor à noite:
1. Mantenha seu bebê calmo e quieto ao alimentá-lo ou trocá-lo durante a noite. Tente não estimulá-lo ou acordá-lo demais.
2. Faça brincadeiras diurnas. Conversar e brincar com seu bebê durante o dia ajudará a prolongar seus tempos de vigília. Isso a ajudará a dormir por períodos mais longos durante a noite.
3. Coloque seu bebê na cama quando estiver sonolento, mas ainda acordado. Isso ajudará seu bebê a aprender a adormecer sozinho em sua própria cama. Segurá-lo ou embalá-lo até que ele durma completamente pode dificultar que ele volte a dormir se ele acordar durante a noite.
4. Espere alguns minutos antes de responder à agitação do seu filho. Veja se ele consegue voltar a dormir sozinho. Se ele continuar a chorar, verifique como ele está, mas não acenda a luz, não brinque ou pegue no colo, se possível. Principalmente, não tire-o do quarto e não leve seu bebê para sua cama. Se ele não conseguir se acalmar, considere o que mais pode estar incomodando. Ele pode estar com fome, molhado ou sujo, febril ou não se sentindo bem.
5. Determine uma rotina para os cochilos do dia. Geralmente, um em cada período, sendo cochilos curtos e não muito no final da tarde para não atrapalhar o sono noturno.
6. Ter um mesmo horário para dormir e despertar todos os dias.
7. Durante o dia, manter o ambiente claro, com sons e movimentos da casa. À noite, usar luz fraca e ambiente calmo favorecendo o diferencial entre os horários.
8. Tenha uma rotina diária e igual pré-sono: banho, massagem, música ou qualquer outra que marque para o bebê que está na hora de dormir.
9. Evite estímulos com barulho e agitação pelo menos 1 hora antes do horário de dormir.
Você encontra outras matérias como essa no meu perfil do Instagram.