Vocês ficam se perguntando: por quê fazer a lavagem nasal? E precisa lavar mesmo se meu filho não está resfriado ou gripado?
Pois bem, aqui vão algumas explicações:
A respiração nasal tem a função de FILTRAR a poluição, AQUECER e UMIDIFICAR o ar que inspiramos.
Assim, tem-se melhores condições para que esse ar atinja nossos pulmões e a troca do gás carbônico com oxigênio seja realizada plenamente.
Para que toda essa função nasal aconteça, a sua mucosa precisa estar limpa e úmida. Para que os “cílios” que ali estão presentes nas células funcionem melhor “limpando e filtrando” a poluição, os vírus e as bactérias.
Outro motivo importante para deixarmos o nosso nariz respirando plenamente é evitar respirar pela boca. Quando estamos com o nariz congestionado e sujo, tendemos a respirar pela boca. Com isso, não aquecemos, não filtramos e não umidificamos o ar. Além da respiração bucal ocasionar outras doenças.
Bebês e crianças pequenas não sabem assoar o nariz, por isso, ao lavarmos, a secreção fica mais fluida e mais fácil de ser retirada.
Posto isso, a maneira simples e eficiente de prevenir as infecções respiratórias é deixando nosso nariz funcionar plenamente com a ajuda da lavagem nasal, mesmo se a criança estiver assintomática.
E qual melhor método? Aquele que a criança se sente mais confortável. Temos vários dispositivos : sprays, com seringa, na “garrafinha”. O importante é lavar pelo menos 2x ao dia, sempre!
Boas respirações para vocês!
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/