Dicas para passar por este período de uma maneira mais leve:
- Tente distribuir tarefas da casa;
- Beba bastante água. Vai te ajudar no inchaço do corpo;
- Procure fazer caminhadas ao ar livre;
- Alimente-se bem e não pule refeições;
- Se necessário, faça uma drenagem linfática. Ajuda muito na dor das pernas pelo inchaço.
Portanto, caso os sintomas persistam, é muito importante a avaliação médica pois há possibilidade de evolução para um quadro de depressão pós-parto. Fique atenta!
Converse com seu pediatra ou seu obstetra a respeito de como você MÃE está se sentindo! 😉
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/
O puerpério é o período que sucede o parto e tem seu término indeterminado, até que os órgãos reprodutores retornem ao estado pré gravídico.
Com isso, a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas que influenciam diversos outros aspectos da vida feminina, sejam emocionais, conjugais, familiares, sociais ou profissionais.
Os sintomas são: mamas mais duras, barriga inchada, cólicas, sangramento vaginal, desconforto vaginal, retorno da menstruação, inchaço nas pernas.
Pode ser classificado como:
• Imediato: 1° ao 10° dia;
• Tardio: 11° ao 45° dia;
• Remoto: a partir do 46° dia.
Dentro do puerpério, algumas mulheres (na verdade muitas!) 😱 podem experimentar o BLUES.
O Blues está relacionado com cansaço, sentimento de desamparo, flutuações hormonais e alterações de humor ao longo do dia. 😓
Como o puerpério é uma fase de TRANSIÇÃO, ele pode provocar reações de ajustamento que NÃO são PATOLÓGICAS. É transitório e tem resolução dentro de 1 mês.