Qual mãe não passou por essa situação:
Criança de 3 anos em lugar público fazendo birra e chorando no chão pois quer algo?
Eu já passei!
Adianta sentar, conversar e explicar? Ela vai entender? Vai conseguir não ter mais esse tipo de comportamento?
Vamos lá: criança de 2-3-4 anos vai entender o que você vai falar. Mas ela ainda não tem a capacidade de transformar essa informação/ o conhecimento em COMPORTAMENTO. E mais, em um comportamento de AUTO-CONTROLE! A criança não tem o lobo frontal totalmente desenvolvido. Por isso ela é IMPULSIVA. Este auto controle quem tem que ter e mostrar é o ADULTO.
A birra não é malcriação ou manipulação. Ela faz parte do DESENVOLVIMENTO.
O quê fazer nesse momento?
Primeiro, gostaria de exemplificar o quê NÃO fazer:
- Falar coisas do tipo: ‘que coisa feia!’ “veja como eles olham para você”’O que vão pensar de você?”. Essas frases só vão humilhar a criança. E isso não tem nada de educativo
- Dar broncas, principalmente, em público
- Nunca palmadas!
- Gritar mais do que a criança está gritando
Posto isso, acredito que uma boa opção para a situação descrita acima seria retirar a criança do local com firmeza, NUNCA com violência e deixar que se acalme. Garanta que situações de fome, sono, frio foram excluídas.
Mostrar calma e tranquilidade nos momentos que a criança não tem, é muito mais educativo e acolhedor. Nós somos os ADULTOS da relação (como sempre diz a psicóloga Rosely Sayão).
Com amor, vocês sempre encontrarão a melhor saída.
Confio em vocês!
Dica de livros: “Como educar meus filhos” Autora: Rosely Saysão
“Quem ama, Educa! Formando Cidadãos Éticos” Autor: Içami Tiba
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/