Foi à praia com as crianças e notou o surgimento de manchas no tórax, braços, pernas ou glúteos que se assemelham à picadas de inseto ou parece uma “alergia”?
Isso pode ser dermatite pruriginosa, também conhecida como prurido do traje de banho ou piolho do mar!
Novos casos vem sendo relatados em algumas cidades do litoral Norte e Sul de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Durante o verão, época que as crianças costumam passar mais tempo na praia e piscina, é comum haver o aumento de casos de dermatite pruriginosa.
A dermatite ou prurido do traje de banho ocorre em áreas do corpo cobertas por trajes de banho e áreas de dobras cutâneas após exposição à água do mar.
O prurido do traje de banho caracteriza-se por uma dermatite pruriginosa causada por larvas pequenas de água viva, como a Linuche unguiculata e E. lineata (invisíveis a olho nu) que ficam presas nos trajes de banho e que quando sofrem atrito, disparam seus ovos e liberam toxinas que induzem à resposta imunológica com prurido intenso e lesões pápulo-eritematosas.
Essas manchas aparecem no tórax, braços, pernas, glúteos e se parecem muito com picadas de inseto ou “alergia”. Geralmente o sintoma limita-se à pele, mas em casos raros, pode ter manifestações como febre, náuseas e calafrios. A duração dos sintomas pode ser de até 2 semanas.
Cuidados:
– Se for à praia, lembre-se de usar chuveiro após o banho de mar e trocar imediatamente as roupas de banho. Se surgir coceira e lesões na pele nessas áreas, entre em contato com seu médico!
- Ao sair da água não secar e esfregar o corpo com toalha, pois isso pode ativar os ferrões das larvas.
Se identificar algo parecido em seus filhos, procure o seu pediatra!