Os primeiros 3 meses são voltados para entender sobre como os bebês aprendem a se sentir confortáveis e seguros no mundo.
Respondendo aos seus sinais e fornecendo amor e conforto, você o ajuda a formar um vínculo de confiança com você.
Como você está ajudando seu bebê a aprender a se sentir seguro e protegido?
O que o seu bebê pode “fazer” em relação a você:
Estou conhecendo você e o outras pessoas que me amam e cuidam de mim. – Eu reconheço seus rostos, vozes e cheiros. – Eu respondo ao seu sorriso e toco com prazer.
Estou aprendendo a “dizer” a vocês o que preciso. – Posso usar meus sons, expressões faciais, e movimentos corporais para dizer como estou me sentindo. – Posso lhe mostrar quando quero brincar e quando preciso de uma pausa.
O que você pode fazer em relação ao seu bebê:
Fale e cante para seu bebê. Isto vai ajudá-lo a criar laços com você. Segure seu bebê. Desfrute de um pouco de pele a pele com seu pequeno.
Observe seu bebê para aprender os sinais dele. Será que ele tem um grito de “fome”? Esfregar olhos significa que está cansado? Responda aos sinais do seu bebê.
O que o seu bebê pode “fazer” em relação a você:
Estou começando a usar meu corpo para fazer as coisas acontecem. – Eu posso segurar seu dedo ou um brinquedo que você coloca em minha mão. – Quando estou com fome, posso mover minha cabeça para o peito de minha mãe ou para o biberão.
O que você pode fazer em relação ao seu bebê:
Observe para ver como seu bebê está descobrindo seu corpo. Ele olha para suas mãos ou tentar rolar? Segure um brinquedo ao alcance de seu filho para que ele possa golpeá-lo com as mãos ou com os pés. Deixe-o tocar objetos com texturas diferentes e formas.
O que o seu bebê pode “fazer” em relação a você:
Estamos nos aproximando cada dia mais.
– Estou aprendendo a confiar que você vai ler e responder aos meus sinais.
– Confio em vocês para me confortar. Isto me ajuda aprender a me confortar.
O que você pode fazer em relação ao seu bebê:
Conforte seu bebê sempre que ele chorar. Você não pode estragar um bebê. Suavidade faz ele se sinta seguro, protegido e amado. Ajude seu bebê a se acalmar, guiando-o seus dedos à boca, dando-lhe um chupeta, ou oferecendo-lhe um cobertor ou objeto macio que é especial para ele.