Febre, coriza, dor no corpo?
Parece gripe ou doença respiratória, mas pode ser uma infecção viral bastante comum em crianças entre os 5 e os 7 anos.
Nas últimas semanas, essa “virose” tem movimentado bastante as emergências pediátricas.
Veja o que você pode fazer para ajudar seu filho a passar por ela:
Face Esbofeteada – Uma infecção viral contagiosa em ascensão nas emergências.
Esse é um dos nomes do ERITEMA INFECCIOSO. Causado pelo parvovírus humano B19, é caracterizado por uma erupção cutânea vermelha irregular que começa no rosto (bochechas) e vai espalhando de forma simétrica para membros. Pode piorar com o calor.
Esta infecção é disseminada principalmente pela inspiração de gotículas expiradas por uma pessoa infectada. Também pode ser chamada de “quinta doença”.
Eritema em grávidas, o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto através da placenta, o que pode resultar em complicações graves para o feto.
Sinais e sintomas
- Começam cerca de 4 a 14 dias após a infecção.
- Muitas crianças não apresentam sintomas. Algumas podem ter febre, dor de cabeça e coriza por alguns dias. Parece uma gripe!
- Dias depois, a criança desenvolve bochechas vermelhas que costumam dar a impressão de que “levaram um tapa” e a erupção cutânea se manifesta na face e no corpo. O ciclo da doença costuma durar de 5 a 10 dias.
O eritema infeccioso desaparece espontaneamente. O tratamento objetiva aliviar os sintomas da febre, dores articulares e da coceira.