Estou grávida. E agora? Primeiramente, parabéns!
Gestar e dar à luz é uma das experiências mais extraordinárias da vida de uma mulher.
Conforme a gravidez avança, você se depara com uma longa lista de decisões. O planejamento do parto, a decoração do quarto, a montagem do enxoval e a escolha do pediatra…
Essa última escolha deve acontecer a partir do terceiro trimestre de gestação (28ª semana) e é muito recomendada pela Academia Americana de Pediatria (AAP). Atualmente, a ciência reconhece a existência de efeitos que refletem o estilo de vida materno na saúde do filho, como alimentação, atividade física, sono e estresse.
A importância desta consulta pré-natal está na orientação para melhores hábitos e práticas assim como, nos cuidados ao recém-nascido nos primeiros dias de vida.
É extremamente útil e indicada para pais de primeira viagem, gestantes de alto risco, gestantes de gemelares e famílias em processo de adoção.
Nesta consulta, há uma oportunidade de falarmos sobre:
- Preparo da grávida para a amamentação;
- Orientações sobre os testes de triagem neonatal e sobre a vacinação (da gestante e da família para proteção do bebê e as primeiras vacinas do recém-nascido);
- Estratégias para enfrentar e resolver situações do cotidiano do bebê, proporcionar redução de medos, apreensões e ansiedade para a adaptação da família à chegada do filho;
- Transformação dos pais em eficientes cuidadores dos seus filhos para promover a saúde da criança;
- Possibilidade de intervenção nos primeiros 1.000 dias de vida, com impacto na história da criança e do adulto do futuro;
- Alimentação materna e familiar durante a gestação;
- Segurança domiciliar;
- Quais roupas usar no recém nascido;
- O quê levar na mala da maternidade.
Além disso, é importante perguntar qual a disponibilidade do pediatra e seus horários no consultório.
Informe-se se há um canal de comunicação para emergências, se ele faz atendimento domiciliar e se há alguma equipe de retaguarda para férias.
Por fim, é uma consulta para a grávida e toda a família sanarem suas dúvidas e anseios antes do nascimento do bebê e serem acolhidos.
Certamente, esse profissional visa estabelecer a base para uma relação de confiança e apoio, no qual atuarão juntos nessa jornada de cuidados para manter a criança saudável pelos próximos 18 anos.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/