O VSR (vírus sincicial respiratório) é um dos principais agentes causadores de bronquiolite entre lactentes e crianças menores de 2 anos de idade.
A estimativa é que 1 em cada 5 crianças infectadas pelo vírus precise de atendimento ambulatorial e que 1 em cada 50 seja hospitalizada ao longo do primeiro ano de vida. (Ministério da Saúde)
O Beyfortus, popularmente chamado de “vacina da bronquiolite” oferece proteção imediata e temporária através da introdução de anticorpos monoclonais prontos.
Embora a resposta imunitária ao VSR não proteja contra reinfecção, ele reduz CONSIDERAVELMENTE a gravidade da doença.
O VSR é MUITO contagioso e é transmitido pelo ar ou por gotículas. A melhor forma de prevenção é a lavagem das mãos, uso de álcool em gel e deixar os ambientes ventilados.
A “vacina” que previne Bronquiolite nos bebês já está disponível NOS HOSPITAIS, quando nascem prematuros (<37 semanas).
Ela se chama Nirsevimabe, mais conhecida como BEYFORTUS, é um medicamento que previne infecções do vírus sincicial respiratório (VSR), injetado via intramuscular em bebês.
Diferente das vacinas que estimulam o sistema imunológico, a Beyfortus é um anticorpo monoclonal que age diretamente contra o vírus sincicial, fazendo com que ele não prejudique as células respiratórias.
PARA QUEM É INDICADO?
Para todas as crianças menores de 12 meses.
Recomenda-se aplicá-la nos períodos de maior circulação do vírus – outono e inverno.
QUANTAS DOSES SÃO NECESSÁRIAS?
- Apenas uma dose.
Medicamento no SUS, estará disponível em breve para crianças menores de 37 semanas e para aquelas com algumas comorbidades.
NAS CLÍNICAS DA REDE PARTICULAR a previsão é chegar até o final de março de 2025.