Você sabe o que é um plano de parto?
Durante a gravidez, ficamos ansiosas com diversas questões. Uma delas é: como será o parto? Posso escolher algumas coisas?
Para diminuir a tensão e ansiedade desse momento, além de respeitar as vontades e individualidades de cada família, podemos elaborar um plano de parto.
O Plano de Parto é um documento com validade legal, recomendado e reconhecido pelo Ministério da Saúde. O documento é elaborado durante a gravidez entre o casal (ou a pessoa que está grávida) e a equipe médica que acompanha a gestante. Nele deve constar os desejos e os cuidados que ela quer receber, para si e para o seu filho, no momento do parto e no pós-parto imediato.
É possível escolher diversas opções, inclusive como será o trabalho de parto, por exemplo, sem tricotomia. Durante o parto: você pode solicitar para colocar o bebê para mamar assim que nascer (golden hour), ter luzes mais amenas, diminuir o ar condicionado. Pode até colocar música de fundo (no nascimento do meu afilhado teve música de fundo linda e não me esqueço quanto foi lindo o momento.
Há também como incluir os cuidados com o recém-nascido; confira alguns exemplos:
- quero fazer a amamentação sob livre demanda;
- não oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê, sem orientação médica;
- alojamento conjunto bebê com a mãe no quarto (alojamento conjunto). Pedirei para levar o bebê caso necessite de ajuda.
Converse com seu obstetra e com seu pediatra a respeito do seu plano de parto.