Puericultura o que é?
Picture of Dra Bianca Seixas Soares

Dra Bianca Seixas Soares

O que é Puericultura?

É a base da pediatria. São as consultas de ROTINA, quando avaliamos TUDO da vida da criança: desde alimentação, peso, altura, passando por desenvolvimento neuro psicomotor, vacinas, até relações familiares e sociais, oferecendo apoio às famílias em todas as áreas.

Nestas consultas, checamos se os marcos do desenvolvimento para cada idade foram atingidos ou se é necessário alguma observação/ investigação mais de perto, iremos orientar sobre a alimentação saudável da criança e da família, prevenindo assim doenças metabólicas na idade adulta.

Será nessa consulta de rotina que vamos ENSINAR a criança a ter autonomia e responsabilidade com a própria saúde. Para assim, chegar na vida adulta, já sabendo da importância de ir ao médico regularmente para prevenção de doenças (como por exemplo: ginecologista para as mulheres anualmente ou clínico geral para check up anual).

Atenção mamães gestantes: a primeira consulta de puericultura deve acontecer já no último trimestre da gestação (aqui colocar o link do outro texto) com a finalidade de cuidados à saúde materna e consequentemente ao bebê. Isso porque já é bem conhecido na comprovado pela Ciência que o estilo de vida materno (e da família), tais como alimentação, sono e estresse interferem diretamente na saúde do recém nascido. Com isso, o pediatra poderá recomendar melhores hábitos e quais os cuidados necessários nos primeiros dias de vida do bebê.

Após o nascimento, recomendamos que a primeira consulta com o pediatra aconteça até o sétimo dia de vida. Depois, existe uma periodicidade para que possamos acompanhar todo desenvolvimento (que engloba saúde física, mental, prevenção de doenças) do seu filho em cada fase da vida.

 

Periodicidade das consultas:
  • 0-6 meses: consultas mensais
  • 7 a 12m: mensal ou bimestral
  • 12 a 18 m: trimestral
  • 1 ½ a 5 anos: semestral
  • 5 a 18 anos: anual

Engana-se quem ainda pensa que a ida ao pediatra é só para pesar e medir! As consultas de rotina vão muito além disso e são de suma importância para a promoção da saúde infantil.

 

Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe!

Você também pode gostar