Como foi (ou tem sido) seu retorno ao trabalho enquanto amamenta?
Esse é o tema da SMAM (Semana Mundial da Amamentação) desse ano. Uma abordagem que convida profissionais da saúde, mães, cônjuges, empresários e representantes do poder público ao debate e a sensibilização.
Quando falamos do processo de amamentação e ordenha do leite pelas mulheres após a volta ao trabalho, normalmente focamos em informações sobre como ordenhar e armazenar o leite ou os benefícios da amamentação.
Mulheres que amamentam possuem direitos garantidos pela CLT, mas na prática percebemos que a maioria das lactantes desconhecem seus direitos.
Sabemos que esse é um tópico importantíssimo no processo. Mas esses temas deveriam ser nossa única preocupação nos debates?
Nossa sociedade, por viver uma lógica de superprodução e alto desempenho, muitas vezes negligência o processo de amamentação.
– faltam políticas públicas;
– licença parental insuficiente;
– apoio corporativo para que a mãe siga amamentando.
Os índices do aleitamento materno no Brasil tem melhorado, mas ainda estamos distantes da meta da OMS para 2030 que sugere:
. 70% na primeira hora de vida,
. 70% nos primeiros seis meses, de forma exclusiva,
. 80% no primeiro ano e
. 60% aos dois anos de vida.
Chegamos a 62,4% de amamentação na primeira hora de vida, 45,8% de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses, 52,1% aos 12 meses e 35,5% aos 24 meses de vida. (Dados da Fiocruz, 2021)
Para melhorar esses números é preciso que a sociedade como um todo se envolva e reflita sobre iniciativas que viabilizem o aleitamento materno às famílias que consideram esse processo parte importante na formação de seus filhos, para além da licença maternidade.
As condições para seguir amamentando no retorno ao trabalho raramente estão adequadas para a lactante.
O mais comum é encontrar uma mãe no banheiro fazendo a ordenha por que o leite do peito está “vazando”.
Um ambiente de trabalho amigável conta com:
– espaços adequados para ordenha;
– lugar para armazenamento do leite;
– flexibilidade de horário;
– privacidade.
Até quantos meses/anos você amamentou seu bebê?
A Semana Mundial da Amamentação termina hoje, mas nossos esforços para incentivar a amamentação no retorno ao trabalho, com condições que favoreçam a saúde do bebê e da lactante precisam continuar.