Desde o dia 28/07/22, a prefeitura de SP confirmou casos de varíola dos macacos em crianças e no dia 23/07/22 a OMS decretou emergência de saúde pública mundial. No Brasil temos mais de 1000 casos. Tivemos 1 morte e 5 mortes no mundo até o momento, todas em adultos.
A Monkeypox é uma doença infecto contagiosa, considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais). É semelhante à varíola humana (Smallpox), porém bem menos grave.
A maioria dos casos são leves e os sintomas são: febre, dor de cabeça, gânglios (“ínguas”), dores musculares ASSOCIADO a lesões de pele: bolhas, pequenas espinhas (pústulas) que podem aparecer em pouca quantidade ou com milhares de lesões na pele. Em imunossuprimidos e crianças menores quadros mais graves podem ocorrer.
Transmissão: contato próximo e íntimo, principalmente pele a pele com as lesões de pessoas contaminadas, além de contato com as secreções corporais (saliva por exemplo), gotículas respiratórias e materiais contaminados (por exemplo: lençóis, copos, canudos…)
Período de incubação: de 5-21 dias.
O diagnóstico é realizado pela clínica além da coleta do material da lesão para isolamento do vírus
O tratamento é sintomático. E na grande maioria dos pacientes o quadro é autolimitado.
Prevenção: Evitar contato com pessoas contaminadas e isolamento das pessoas contaminadas.
Vacina: a vacina da varíola humana é eficaz para a varíola dos macacos, mas como a smallpox está erradicada desde 1980, as pessoas com menos de 50 anos podem estar suscetíveis a esta doença, pois não há vacinação desde então. Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos a vacinação já foi iniciada, porém no Brasil, ainda não se sabe quando a vacina chegará.
A qualquer sinal de sintomas, procurem o seu pediatra!
Para mais conteúdos sobre maternidade, acompanhe meu trabalho pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/drabiancaseixassoares/